51 3402.2108 51 99997.5460

Quanto tempo leva para registrar uma marca?

Quanto tempo leva para registrar uma marca?

É preciso ficar atento ao tempo que leva para registrar uma marca. O processo de registro exige que você esteja atento a cada passo, como publicação na revista e oposição ao pedido. Afinal, a falta de informação faz com que o empresário não sinta necessidade em registrar a sua marca.

Salienta-se que qualquer pessoa física ou jurídica que exerce atividade lícita no país pode requerer o registro de marca. Sendo assim ele é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O registro de marca deve ser feito junto ao INPI, e o tempo para registrar uma marca pode levar 3 anos devido à morosidade com que o INPI conclui o processo de análises no decorrer do processo.

É recomendado que você contrate um profissional especializado para lhe ajudar nos trâmites e evitar que você perca prazos.

O processo só tem início no recebimento do pedido pelo INPI. Por isso é importante fazer uma busca de disponibilidade da marca e preenchimento correto do formulário, obedecendo a Lei de Propriedade Industrial.

Publicação na Revista da Propriedade Industrial (RPI)

Se o empresário não possui um escritório que o represente junto ao INPI, precisará monitorar a Revista da Propriedade Industrial (RPI). Uma nova edição sai toda terça feira, durante todas as semanas do mês.

Quanto tempo leva para registrar uma marca?

O inconveniente de monitorar o processo por esse canal é que cada revista é publicada em um PDF com mais de 5 mil marcas com despacho, e poucas vezes haverá um despacho para a sua marca. Isso acaba tornando o processo de monitoramento do processo inviável para o empreendedor, que precisa se dedicar ao seu negócio.

Esta etapa exige acompanhamento constante. Caso ocorra o despacho do Instituto, e o prazo for perdido, se perde todo o investimento feito na marca, e é preciso recomeçar todo o processo.

Dessa forma, você deve ter pensado que não vale a pena esperar esse tempo para registrar a marca. Mas vale, afinal o INPI realiza uma pesquisa minuciosa para verificar se já existem outras marcas registradas.

Além disso é dado o tempo de 60 dias para o caso de alguma empresa tentar se opor em relação ao pedido. Se houver oposição, é necessário mais 60 dias para a defesa.

Embora haja um processo burocrático, devido ao tempo que leva para registrar a marca, é sempre muito importante fazer o registro. Somente assim você terá proteção e uso exclusivo, e evita que sua empresa tenha futuros problemas judiciais.

Quer saber mais sobre registro de marca? Acesse o nosso ebook gratuito guia completo para registrar a sua marca.

Deixe uma resposta

Solicite uma Consulta Online

Informe abaixo sobre qual matéria gostaria de realizar uma consulta. Sua dúvida será direcionada a um advogado especializado.