O que é Exame Grafotécnico?

 

Você sabe o que é o exame grafotécnico? Sem dúvida, os profissionais dessa área tem ganhado bastante notoriedade atualmente, devido ao alto índice de assinaturas e documentos fraudulentos.

Nos dias de hoje, não é incomum nos depararmos em uma situação onde outra pessoa está tentando nos enganar, e são inúmeros os métodos utilizados para isso.

Pois, cheques fraudulentos, assinaturas e documentos falsificados estão, cada vez mais comum.

Assim sendo, a perícia grafotécnica serve justamente para averiguar a autenticidade da grafia do indivíduo em questão, para evitar que ocorra fraudes e enganos.

Portanto, caso queira saber se esse exame é realmente confiável ou se está interessado para conhecer um pouco mais sobre o assunto, então basta continuar lendo esse conteúdo!

Exame grafotécnico: o que é?

Imagine que você está em uma determinada situação onde você precisa de uma comprovação quanto a autenticidade de uma assinatura presente em um cheque ou qualquer outro documento importante.

Ou então, você descobre que a sua assinatura foi, de alguma forma, falsificada.

Mas, se a assinatura parece verídica, qual a forma de comprovar se de fato é ou não é autêntica? E, como comprovar que alguém falsificou a sua assinatura?

Bem, desse modo, a melhor maneira de determinar a autenticidade de uma assinatura ou documento, é por meio do exame grafotécnico.

Cujo objetivo consiste em averiguar minuciosamente a grafia de escritas manual, como assinaturas, por exemplo. Esse método é, geralmente, empregado em ambientes judiciais, para evitar que ocorra qualquer tipo de fraude.

No entanto, existem muitas outras situações onde a autenticidade de uma assinatura ou documento precisa ser comprovada.

Por isso, é comum que profissionais entre áreas corporativas recorram ao exame grafotécnico, e até mesmo em ocasiões mais pessoais.

É possível determinar a autenticidade de uma assinatura através desse exame?

Assim sendo, o exame grafotécnico, ou perícia grafotécnica, como também é conhecida, serve justamente para averiguar assinaturas e outros tipos de documentos escritos em punho, e determinar se são autênticos ou fraudulentos.

Muito embora existam inúmeros mitos a respeito da grafia humana, existem também fatos comprovados de que a grafia de cada pessoa é tão individual quanto a sua própria impressão digital.

Não obstante, a escrita manual é, geralmente, considerada como um traço de personalidade.

Portanto, é totalmente possível constatar se a escrita realmente é da pessoa, através do exame grafotécnico que utiliza como base outras escritas do indivíduo para identificar.

Todavia, os exames realizados pelos peritos grafotécnicos não são nada simples, uma vez que é preciso trabalhar por horas em um mesmo projeto.

Logo, é necessário um perito grafotécnico que possui formação na área, capacitação e conhecimento para  averiguar minuciosamente todos os fatores e elementos presentes na caligrafia.

Mas, é possível afirmar que o exame grafotécnico vai além de averiguar a caligrafia e identificar a quem pertence.

Os exames também são utilizados para  descobrir se a letra foi alterada, recuperar documentos corrompidos ou danificados.

Assim como também é possível determinar se a escrita foi feita sob uma situação de coação.

Agora que você já está mais familiarizado sobre o conceito geral do exame grafotécnico, deve estar se perguntando se essa prática é confiável. Para saber, basta continuar lendo!

 

Exame grafotécnico é confiável? 

O exame grafotécnico trata-se de uma maneira bastante eficiente e confiável para determinar a autenticidade da caligrafia em documentos.

Desse modo, é possível constatar que a perícia grafotécnica é tão efetiva, a ponto de ser reconhecida pelo sistema judicial como uma prova.

E, segundo os próprios especialistas na área criminal, o exame possui alto grau de confiabilidade, por se tratar de um processo meticuloso e consistente.

No entanto, é válido ressaltar, que para obter resultados mais satisfatórios, o exame deve ser feito utilizando o material original.

Muito embora seja possível realizar a perícia utilizando cópias de boa qualidade, ainda é melhor se for feito a partir do material original.

Basicamente, o índice de confiabilidade do teste é considerado como cerca de 99,9%.

Ou seja, esse exame é realizado por peritos especializados e com formação na área, além disso, eles utilizam ferramentas e recursos tecnológicos que o auxiliam durante o processo.

Logo, é possível afirmar com certeza que os exames são confiáveis e os resultados obtidos são satisfatórios.

Ao passo que, somente um profissional da área poderá determinar com exatidão a autenticidade de qualquer documento ou assinatura.

Mesmo em casos onde a pessoa tenta burlar os exames, como dito anteriormente, a caligrafia de cada pessoa é singular e considerada como um traço da personalidade, portanto, é praticamente impossível de escapar.

 Desse modo, todo o processo é realizado por um profissional especializado com formação na área.

Além de materiais extremamente úteis que o ajudam a analisar meticulosamente a grafia, e também uma equipe qualificada.

Assim sendo, para quem deseja solicitar um exame grafotécnico mas ainda possui dúvidas  quanto a esse método ou não conhece muito a respeito, não há com o que se preocupar. Esse é um processo claro e que tende a trazer resultados satisfatórios.

 

Conclusão

Portanto, o exame grafotécnico, basicamente, trata-se de uma técnica utilizada para averiguar assinaturas e documentos e constatar se foram adulterados ou se de fato são autênticos.

Essa prática é extremamente comum em ambientes judiciais, corporativos e até mesmo em determinadas situações pessoais onde é necessário a comprovação de uma assinatura.

Assim sendo, esse método é altamente eficiente e bastante confiável para impedir que fraudes ocorram.

Ainda mais nos dias de hoje, onde situações como essa estão cada vez mais comuns, e ninguém está a salvo de ser vítima de uma fraude.

Por fim, caso possua alguma dúvida em relação ao conteúdo, não esqueça de deixar o seu comentário!

 

Rosangela Groff

Pereira e Mallmann - Advogados O Pereira e Mallmann é administrado exclusivamente por seus sócios, Dra. Maria Lucia Pereira Bujes e Dr. Filipe Pereira Mallmann. Com a luta diária desses profissionais, seus sacrifícios pessoais e dedicação inabalável aos clientes, o escritório ganhou abrangência e hoje tem sua marca estabelecida no segmento, assim como a expansão de sua atuação no País. Para ler mais artigos do Escritório, . Redes Sociais: Facebook · Instagram · Twitter