51 3402.2108 51 99997.5460

Auxílio doença

O auxílio doença é um benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por força de doença ou acidente, ou mesmo por prescrição médica (como exemplo, no caso de gravidez de risco).

A concessão do auxílio doença têm sido objeto de duras críticas, seja pela forma como são elaborados os laudos que servem de base para sua concessão, ou pela forma com que muitos peritos avaliam se o segurado está apto para o trabalho ou não.

Para o reconhecimento da incapacidade do segurado e a concessão do auxílio doença, seja na via administrativa ou na via judicial, é fundamental a produção de prova pericial por médico com domínio sobre a patologia.

O problema é que no pedido administrativo, o perito do INSS geralmente é um clínico geral, logo, sem conhecimentos profundos sobre a doença do segurado.

Já na ação judicial, junto com todo o processo e orientações do advogado, vai o laudo do médico de confiança do segurado, e adicionalmente, ocorre uma perícia judicial, onde o segurado vai em um médico especialista na sua patologia, nomeado pelo juiz. Isso confere segurança e transparência ao pedido, garantindo grandes índices de sucesso para este tipo de demanda.

De fato, o ideal é que nesses casos o segurado leve seus documentos para um advogado de sua confiança, com experiência em ações contra a Previdência. No Pereira e Mallmann Advogados o caso concreto e os documentos que servirão como prova são analisados criteriosamente por um advogado.

Mesmo que o benefício tenha sido negado na via administrativa, após criteriosa análise do caso é possível garantir a concessão do benefício através de ação judicial.

Se você ficou com dúvidas, você pode fazer uma consulta sobre o seu benefício aqui.


Leia também:

 

Solicite uma Consulta Online

Informe abaixo sobre qual matéria gostaria de realizar uma consulta. Sua dúvida será direcionada a um advogado especializado.