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5 maiores riscos de não registrar a sua marca

5 maiores riscos de não registrar a sua marca

Ainda é comum que empresas em atividade há algum tempo ainda não terem registrado a marca. Saiba os riscos de você não registrar a sua marca.

5 maiores riscos de não registrar a sua marca

Qualquer pessoa física ou jurídica que exerce atividade lícita no país pode requerer o registro de marca. Sendo assim ele é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

É importante fazer o registro da sua marca o quanto antes, para que não corra o risco de não pode usar a sua marca

  1. Outra pessoa pode registrar primeiro que você

No Brasil vale a anterioridade de registro. Logo, em regra, quem entra primeiro com o registro é que deve ter o pedido deferido pelo INPI.

Embora que você já esteja atuando no mercado, se a sua marca não está registrada outra pessoa ou empresa vai poder utilizar, e você ficará impedido de dispor da sua marca.

  1. Você pode estar usando uma marca já registrada

Pode acontecer de você estar investindo tempo, esforço e divulgação da sua marca e ela já estar registrada por outra empresa.

Isso torna importante que você acelere o registro e evite ficar sem ouso exclusivo da marca. Juntamente com a possibilidade de sofrer processo por uso indevido.

  1. Ser obrigado a trocar de nome

Já aconteceu muitos casos de empresas que tiveram que trocar de nome pelo fato de já ser uma marca registrada. Isso acontece pelo uso indevido da marca, e a troca de nome é feita para evitar processos.

Sabendo os riscos de não registrar a sua marca, evite ter que trocar de nome e encarar burocracias.

  1. Perder o dinheiro investido na marca

Como já foi falado, as empresas fazem investimentos em divulgação, como publicidade na TV, rádio e mídias digitais. Caso outra empresa já tenha registrado a sua marca, todo o investimento feito vai ser perdido, pois você não poderá usar essa marca.

  1. Reconhecimento da marca pelos clientes

Todos os esforços para construir um relacionamento com o cliente vai ser afetado, pois ele já possui uma ligação com a sua marca.

Por outro lado se ela  já estiver registrada, você não poderá usá-la, havendo necessidade de trocar o nome. Com isso, você deverá começar tudo do zero para alcançar o reconhecimento da sua marca pelos clientes.

Afinal você já deve estar ciente dos risco de não registrar a sua marca. Dessa forma, é importante registrar sua marca e evitar futuros constrangimentos, burocracias e prejuízos.

Segundo o INPI, mais de 50% dos processos de marcas possuem algum tipo de problema. É aconselhável que você contrate um profissional especializado para realizar esse serviço, pois são exigidos alguns conhecimentos específicos para garantir a segurança jurídica da sua marca.

Quer saber mais sobre registro de marca? Acesse o nosso ebook gratuito guia completo para registrar a sua marca.

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