11 Formas de promover um negócio local no Instagram para negócios

As redes sociais estão se tornando ferramentas fundamentais para aquelas empresas que desejam ter uma boa presença digital e aumentar o engajamento do público com a sua marca. Não é por acaso, portanto, que o Instagram para negócios está fazendo tanto sucesso em empresas locais e trazendo ótimos resultados nos dias de hoje. 

Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, promover um negócio local nessa rede social não é algo que está baseado apenas em quantidade de seguidores. O grande desafio na verdade é produzir conteúdos de qualidade a fim de engajar toda a audiência, afinal isso leva à conversão. 

A seguir você irá conferir 11 dicas de como utilizar o Instagram para negócios com o objetivo de gerar engajamentos e, consequentemente, aumentar as vendas. Tenha uma boa leitura. 

1. Republique conteúdos dos seus seguidores

Uma das formas de promover o seu negócio localmente utilizando o Instagram é republicar com certa frequência os conteúdos publicados pelos seguidores locais, por celebridades ou outras empresas da área. Isso, é claro, se esses conteúdos estiverem de alguma forma relacionados com a sua empresa. 

Essa estratégia, além de ser eficaz e ajudar a criar uma presença digital mais forte, acaba sendo mais prática, afinal não é necessário ficar sempre criando conteúdos originais e exclusivos. 

De qualquer forma, não se esqueça de perguntar primeiro a respeito da possibilidade da republicação e de fornecer os devidos créditos, ou seja, marcar a conta do Instagram do usuário. 

2. Demonstre os benefícios gerados pelos produtos ou serviços

Quais são exatamente as mudanças que os consumidores podem perceber após utilizarem os produtos ou serviços oferecidos pela sua marca? Como o Instagram é uma rede social bastante visual, é a plataforma ideal para demonstrar quais são os benefícios gerados pelo seu negócio na vida dos clientes locais. 

Ao publicar fotos, vídeos ou infográficos de um determinado produto em ação, os clientes conseguem saber quais dores ou problemas serão resolvidos por meio dele e isso fortalece o valor geral da marca e incentiva uma tomada de decisão mais ágil.

Nesses casos, o ideal é inserir nas imagens ou nos vídeos algum ponto de referência popular da área de atuação do seu negócio. O objetivo dessa estratégia é fazer com que o consumidor crie uma identificação com a sua marca.   

3. Esteja sempre participando

Sua empresa está sempre publicando conteúdos relevantes e de qualidade no Instagram e acredita que isso seja o suficiente? Pois então fique sabendo que não é bem assim. Além de continuar com as publicações, é necessário também interagir com os seguidores e outros usuários. 

Responder os comentários é uma excelente forma de começar a ampliar a participação do seu negócio na rede social, independente se esses comentários forem ou não perguntas. 

4. Produza conteúdos de qualidade

Hoje, o SEO Local é uma das técnicas mais eficazes para promover um negócio de acordo com a sua localização, e estar presente no Instagram, assim como em outras redes sociais, pode ajudar na obtenção de resultados com essa estratégia. 

Entretanto, é preciso estar atento a alguns fatores, principalmente à qualidade das publicações realizadas na plataforma. Se você realmente pretende promover um negócio local no Instagram, crie o melhor conteúdo visual possível, certo? Isso além de utilizar as palavras-chave corretas e de levar em conta outras estratégias relacionadas ao SEO local. 

5. Mantenha a identidade da marca

A sua empresa, apesar de estar ou não presente em alguma rede social, possui uma identidade, não é mesmo? Sendo assim, é importante mantê-la mesmo dentro de plataformas, como é o caso do Instagram para negócios. 

Além disso, é válido ter uma consistência em todas as plataformas, especialmente em relação à linguagem e ao tom utilizados pela marca com o objetivo de se comunicar com os usuários. Por mais que cada rede social seja diferente, manter essa identidade é fundamental para que as pessoas conquistem confiança. 

6. Identifique a localização nas postagens

Embora pareça algo óbvio, principalmente porque está sendo falado sobre formas de promover um negócio local no Instagram, muitas empresas acabam se esquecendo de inserir a localização nas postagens realizadas na plataforma. Porém, se você deseja que os seguidores saibam onde a sua empresa fica localizada, isso é fundamental. 

Caso publique algum conteúdo relacionado à uma área que não seja de fato a empresa, mas que represente o local de atuação, uma dica é também inserir o nome do lugar.

7. Evite publicar sempre os mesmos conteúdos

Conforme já explicado, cada rede social possui suas próprias características e é importante levá-las em consideração no momento de produzir os conteúdos. Por ser bastante visual, o Instagram é uma plataforma ideal para imagens e poucos textos. O Facebook, por sua vez, possibilita uma variedade maior de formatos. 

De qualquer forma, o importante é não publicar exatamente os mesmos conteúdos em todas as redes sociais constantemente. Publicou um texto no Facebook? Então que tal criar um infográfico sobre o mesmo assunto para o Instagram? 

8. Invista em hashtags localizadas

Sabe quando alguém realiza uma busca por voz ou por texto nos mecanismos de pesquisa sobre algum assunto relacionado ao seu negócio? É muito provável que a sua empresa apareça nos primeiros resultados se técnicas de SEO Local, como a utilização das palavras-chave adequadas, foram colocadas em prática. 

No caso do Instagram, a utilização de hashtags localizadas e específicas é também uma excelente estratégia de SEO Local. Inserir as hashtags corretas em cada publicação permite que o público local da sua empresa encontre suas postagens. Ao invés de optar por alguma mais genérica, prefira uma que inclua a localização. 

9. Coloque o link do site na biografia

Por mais que saber como anunciar site no Google seja algo importante, existe uma forma de aumentar o tráfego dele sem precisar gastar dinheiro, ou seja, utilizando o Instagram para negócios. Para isso, basta inserir o link do site dentro do perfil da empresa na rede social, mais especificamente na biografia. 

Esse é o único espaço disponível na plataforma para colocar link, portanto não perca a oportunidade de aumentar o tráfego para o site da empresa de forma orgânica, bem como as conversões e vendas. 

10. Siga as tendências

Quer outra forma de promover seu negócio local no Instagram? Aqui vai: siga as tendências. Aproveite sempre a popularidade de um tema relacionado com a empresa e crie um conteúdo atraente para publicar na rede social. Essa é uma ótima forma de atrair atenção, pois garante a publicação de conteúdo relevante e interessante para seus seguidores locais.

Para isso, é preciso estar sempre atento aos acontecimentos e às tendências locais. 

11. Acompanhe os resultados obtidos com o Instagram negócios

Por fim, esteja sempre acompanhando os resultados obtidos com o Instagram e analise aquilo que deve ser melhorado. Hoje em dia, tudo muda muito rápido, inclusive as necessidades e preferências do seu público, por isso é importante estar atento. 

Veja quais conteúdos criam mais engajamento e procure entender os motivos pelos quais as pessoas interagiram com eles, seja por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos. Se for preciso, pense também em novas estratégias para a rede social. 

Depois de todas essas informações, com certeza ficará mais fácil de promover a sua empresa através do Instagram para negócios, não é mesmo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe aqui nos comentários. 

 

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