Mallmann assume a presidência da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB/RS

filipemallmannO Dr. Filipe Pereira Mallmann foi nomeado presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI) da OAB do Estado do Rio Grande do Sul para o triênio 2016/2018, durante a primeira sessão do Conselho Pleno da Ordem gaúcha que ocorreu nesta sexta-feira, dia 23. O evento contou com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o presidente da seccional Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, e demais membros da diretoria do Conselho.

Em sua gestão, Mallmann assinala que deverá seguir no rumo que a Comissão já vinha percorrendo, alinhada à presidência da OAB/RS, que vem desde as duas primeiras lideranças, com Lamachia, sucedido por Marcelo Bertoluci. “Nesse triênio, pretendo trabalhar no sentido de manter o diálogo aberto com os Tribunais do Rio Grande do Sul, encontrando meios para transpor os desafios e potencializar os benefícios do novo modelo de processo eletrônico que sai do papel e assume o digital”, afirma.

“Reforçando essa política de troca de informações e ideias e construção conjunta dos novos sistemas, vamos buscar a segurança para os mais de 100 mil advogados do Estado e o consequente aumento na qualidade da prestação jurisdicional para toda a sociedade gaúcha”, reitera Mallmann, evidenciando o seu posicionamento em sugerir melhorias e cobrar correções junto às instituições de Justiça.

De acordo com o presidente da CEDTI, a Comissão, aliada à política institucional, promoverá ações e atuará ativamente junto a cada uma das 106 subseções da OAB/RS. “Iremos garantir que cada um dos advogados nelas inscritos estejam efetivamente capacitados para lidar com as novas ferramentas de processo e familiarizados com o novo ecossistema trazido por elas, como questões organizacionais do escritório digital e novas tecnologias que hoje são necessárias ao bom desenvolvimento da rotina diária de seus escritórios”, argumenta.

Mallmann também adianta que incentivará ainda mais o contato dos advogados com a CEDTI para o relato de eventuais dificuldades sistêmicas e de irregularidades diversas enfrentadas para que a Comissão tenha ciência imediata dos fatos e possa tomar as devidas providências em defesa das garantias dos profissionais do Direito.

Como membro da CEDTI, Mallmann realizou treinamentos sobre o processo eletrônico na seccional em Porto Alegre e nas subseções da Região Metropolitana e do interior de todo o Estado, qualificando os advogados para a utilização da ferramenta digital, além de participar de palestras relacionadas ao meio eletrônico, como o Marco Civil da Internet. Em três anos, a Comissão realizou mais de 200 treinamentos, capacitando mais de 20 mil advogados presencialmente e outros tantos milhares na forma telepresencial. Reforçando o compromisso social da Ordem gaúcha, mais de 20 toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadados nos treinamentos e distribuídos às comunidades onde ocorreram as capacitações.